Feliz Ano Novo do Galo de Fogo!!!

Episode+034+-+2017+-+Year+of+the+Fire+RoosterHoje inicia-se oficialmente pelo calendário lunar, o Ano Novo Chinês. Diz-se “chinês”, mas este calendário é seguido em várias nações no oriente.

Este é o décimo ano de um ciclo de doze e cada ano corresponde a um animal (rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cachorro, porco). 2017 será o Ano do Galo (aquele que arrumou a jangada para atravessar o rio para a festa de Buda e levou consigo o macaco e a cabra) com o elemento Fogo.

Ok, e como é essa história de elementos? Vamos resumir. Os cinco elementos do horóscopo chinês são Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Juntos eles formam um ciclo contínuo de transformação. Ah, estão vendo só como TUDO, absolutamente tudo para os chineses, tem uma explicação e uma razão de ser? Quer ver só?

A Madeira é nutrida pela Terra que retém a Água, que apaga o Fogo, que funde o Metal, que corta a Madeira. Um ciclo perfeito que atua sobre nós num período de 02 em 02 anos. Por isso tivemos a Cabra de Fogo e agora o Galo de Fogo. Depois será a vez do Cachorro e o Porco de Terra e assim por diante. Legal, não?

Então, cada ano é governado por um dos 12 animais e por um dos 05 elementos. Assim, o ciclo se encerra em 60 anos e a data é muito comemorada pelos orientais, pois dá-se início a uma nova repetição de animais e elementos. Então que está comemorando 60 anos, como o Grão-mestre Osmar Lannes do Instituto, passou por esse ciclo de 12 animais e 05 elementos.

Mas não acaba aí. Existem dois tipos de elementos: Os elementos que agiam no ano em que nascemos e os elementos fixos de cada animal. Dos elementos fixos, o Fogo é elemento fixo da Cobra e do Cavalo. Metal é do Macaco e do Galo. Madeira é do Tigre, Coelho e Dragão. Terra é do Boi, Cabra e Cachorro. Água é do Rato é do Porco. As características destes elementos fixos, são somadas as dos elementos que agiam no ano que nascemos. Por exemplo um Galo de Fogo, traz consigo a personalidade de Fogo e Metal.

E como será o Ano do Galo de Fogo? O Galo de Fogo é destemido e nos ajudará a não temer as mudanças. Será um ano repleto de oportunidades, ideias novas e escolhas decisivas, mas pense duas vezes antes optar. Não se precipite, porque o Galo é impulsivo. Será um ano de muitos convites também. Prepare sua agenda para vários! Não se assuste de do nada resolver fazer coisas que nunca lhe passaram pela cabeça antes. Este ano elas podem passar a lhe parecer interessantes.

Que 2017 seja um ano de muito trabalho. Que assim como o galo, “madruguemos para o trabalho”, mas que isso nos traga frutos doces e apenas alegrias e prosperidade.

FELIZ ANO NOVO do GALO DE FOGO para todos!