fbpx
Raimundo Monteiro, 218 - Recanto de Itaipuaçu - Maricá - RJ
+55 21 3732-0681
emeishan@shaolin.com.br

A Lenda que deu início ao Ano Novo Chinês

Escola Tradicional de Artes Marciais e Cultura Chinesas

A Lenda que deu início ao Ano Novo Chinês

Pibl_141026092129_1

O ano novo Chinês em 2017 começa hoje (28/01). Mas lá, as comemorações são diferentes das do Ocidente. Na verdade, na China, as festividades começam nessa data e continuam por 14 dias, até que no 15 dia acontece o Festival da Lanterna, que é quando a primeira lua cheia do ano brilha esplendorosa no céu.

A esses 15 dias de festividades, damos o nome de Festival de Nián (年节,Nián Jié) que significa Ano ou Ano Novo.

Mas você sabe como isso tudo começou por lá? Ah… É claro que existe outra lenda por trás de tudo isso!

A LENDA DE NIÁN

Conta a lenda que havia uma besta gigante chamada Nián, com corpo de boi e cabeça de leão, que morava no mar, mas que por apenas um dia do ano, no início da primavera, vinha a uma aldeia chinesa e engolia de uma só vez, seres humanos, gado e tudo que encontrava pela frente. Ano após ano ele voltava, e ano após ano, as pessoas da aldeia entregavam as suas crianças para serem devoradas.

Certo dia, cansados e aterrorizados, decidiram deixar de apresentar essa terrível oferenda e pediram ajuda aos monges para livrarem-se do tormento. Descobriram então que Nián não gostava de ruídos altos e cores vivas. Organizaram-se e pintaram as portas das casas de vermelho. Também fizeram fogueiras de bambus que estouravam no fogo, para que fizesse bastante barulho.

Quando Nián retornou para buscar suas oferendas, todos começaram a bater em panelas e gongos, fazendo bastante barulho e assim conseguiram afugentar a besta. Todos os anos, no início da primavera, repetiam tudo de novo para que a besta nunca mais voltasse.

Esse se tornou então o Dia de Nián ou Ano Novo. Essa lenda também pode ser considerada como o início da Dança do Leão nesse período, mas essa é outra história.

Gostou dessa lenda também? Compartilhe!

(Por Cristina Kawka)