Eventos ICES

CAMINHOS DO MESTRE

 

Cabecalho

50 ANOS DE ATIVIDADE DE KUNG FU – GRÃO-MESTRE OSMAR LANNES 

25 ANOS DE FUNDAÇÃO DO INSTITUTO CULTURAL EMEI SHAN

Foi realizado no dia 29 de julho, no Complexo Esportivo Leonel Brizola, pelo Instituto Cultural Emei Shan e Centro de Artes e Cultura Emei Shan, em parceria com a Prefeitura de Maricá e suas Secretarias de Cultura e Esporte e Lazer, o evento Caminhos do Mestre, uma grande festa em comemoração aos 50 anos de Atividade de Kung Fu do Grão-Mestre Osmar Lannes Barroso e pelos 25 Anos de Fundação do ICES – Instituto Cultural Emei Shan.

Uma atmosfera de boas vibrações tomou conta da quadra do Centro Esportivo Manoel Brizola em Maricá, enquanto o Grão-Mestre Osmar Lannes, que também é Monge Shi Tsau Yin da doutrina Xing Tao, deu início, com seus Mestre Paulo César Couto e José Rui Viana, a Cerimônia da Purificação. Várias pessoas presentes, cada qual com sua crença, fez sua prece e pedido de boas vibrações para o evento. O Ritual de purificação enérgica do ambiente, praticado por Monges da Doutrina Xing Tao, com a mesma função de rituais de Feng Shui, visa harmonizar e trazer bons fluidos para todo o ambiente.

Grão-Mestre Osmar Lannes Barroso dá inicio a composição da Mesas de honra e lhes dá as boas-vindas, agradecendo a presença dos Mestres, Instrutores e amigos que vieram prestigiar esse marco na história do Instituto Cultural Emei Shan e de sua vida marcial. Contou emocionado um momento marcante de sua estadia na China, que lhe deu grande alegria e o comparou a alegria a que sentia agora com a presença de todos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Orquestrada pelo Shifu Christian Novo Iranzo (Escola Yin Jow Pai – Linhagem Leung Shum  e da Dança do Leão de Porto Alegre – RS) no tambor, a Dança do Dragão fez uma apresentação belíssima, com participação especial de alunos da Equipe Symbolus do Professor Leandro Cardoso.  Na apresentação da Dança do Leão, foi a vez do Shigong Osmar Lannes tocar o tambor e do aluno Frederico os pratos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A partir dai foram contados os acontecimentos mais importantes da vida marcial do Grão-Mestre Osmar Lannes Barroso no decorrer desses 50 anos de história, desde o seu início no ano de 1967, quando foi aceito como discípulo do Mestre Hu Hsiang,  por 03 Mestres formados por ele, seus instrutores e alunos do ICES e com participações especiais da FTCCERJ – Federação de Tai Chi Chuan do Rio de Janeiro, representante do Estilo de Mestre Wu, um dos patriarcas da Escola Emei Shan.

Os Caminhos:

Sigong Osmar Lannes Barroso iniciou suas atividades em 1967, depois que o Mestre Hu Hsin Shan, que ensinava no Centro Social Chinês no Rio de Janeiro, o aceitou como aluno. Desde então, vem trilhando seus caminhos em busca do melhor conhecimento, tendo inclusive ido a China, depois graduar-se com Mestre Hu, levando na bagagem uma carta de indicação sua, para continuar seus estudos com o Monge Shi Te Kuan.

Ao final destes ensinamentos, recebeu a ordenação na Doutrina Xing Tao e foi indagado pelo Mestre dos Mestre se desejava trazer o Templo de Emei Shan para o seu país. Com muita gratidão e humildade, respondeu que sim e retornou para o Brasil em novembro de 1984, com a missão de perpetuar sua Escola e como Monge, disseminar sua doutrina.

Começou a dar aulas em São Gonçalo em agosto de 1992, quando fundou a Associação Shaolin de Artes Marciais, logo depois que, a pedido da Secretaria de Esportes e Lazer do município, ministrou um curso de Tai Chi Chuan do Estilo Wu, para a comunidade.

A Associação Shaolin, foi a primeira Escola de Kung Fu e Tai Chi Chuan do município de São Gonçalo e passou a participar de eventos esportivos, filiando-se a Federação de Kung Fu do RJ e a Liga Gonçalense de Desportos, com o nº de registro 001.

Em razão de crescimento e da sua inserção no ensino das artes culturais chinesas, em 2007, para poder viabilizar um projeto de expansão, a Associação Shaolin, finalmente passou a chamar-se Instituto Cultural Emei Shan.

Em 2009, mudou-se para o Distrito de Itaipuaçu – Maricá, onde reside e onde fundou com sua esposa, Shimu Cristina Kawka, o CACES – Centro de Artes e Cultura Emei Shan em 2016, onde ministra aulas de Tai Chi Chuan Tradicional Estilo do Dr. Wu e Kung Fu para mulheres e crianças, além das aulas masculinas ensinadas por seu instrutor Diego Velasco. O CACES oferece ainda outras atividades, como Yoga, Terapias Alternativas, Danças, etc.

Além das aulas de Tai Chi Chuan e Kung Fu, Sigong Osmar ainda preside o Instituto Cultura Emei Shan e a União Carioca de Kung Fu, ambas com sua sede no CACES, no Recanto de Itaipuaçu, Rua Raimundo Monteiro, 218, Sobreloja em Maricá – RJ.

O Templo de Emei Shan está em construção aos pés da Serra da Tiririca em Itaipuaçu, Maricá.


DIA MUNDIAL DO TAI CHI CHUAN, CHI KUNG E KUNG FU PELO ICES EM MARICÁ

De tarde, o Instituto Cultural Emei Shan comemorou a data, pela segunda vez, no CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados da cidade de Maricá, RJ, com a presença do senhor Álvaro Jorge Coutinho Ferreira – representante do CEU -, e do Mestre Venceslau Cardozo, presidente da Federação de Tai Chi Chuan do Estado do Rio de Janeiro – FTCCRJ.

O evento foi aberto oficialmente com a apresentação de Dança do Dragão pelo grupo Dança do Leão e Dragão ICES – RJ. Logo no início, a apresentação foi interrompida por instantes e uma cerimônia que contou com a presença do Presidente da Federação de Tai Chi Chuan do Estado do Rio de Janeiro e o Mestre Osmar Lannes Barroso como padrinhos, batizou o dragão do ICES. Após o batizado, o grupo de Dança do Dragão do ICES deu continuidade a apresentação.

Na sequência, aconteceram apresentações de Kung Fu com os membros das Associações Tao Long de Maricá e da ASDTA – Associação Shaolin de Desportos e Terapias Alternativas de São Gonçalo, além de Mestre, instrutores e Monitores.

As apresentações de Tai Chi Chuan foram realizadas pelos Mestres Osmar Lannes Barroso e Paulo César Couto e o Monitor Diego dos Santos Velasco pelo ICES e com a participação especial do Mestre Venceslau Cardoso, Presidente da FTCCRJ.

Encerrando as comemorações foi realizada uma belíssima apresentação de Dança do Leão, pelo grupo Dança do Leão e Dragão do ICES – RJ.

Este slideshow necessita de JavaScript.


 

 DIA MUNDIAL DO TAI CHI CHUAN, CHI KUNG E KUNG FU

diadotaichi

O Dia Mundial do Tai Chi Chuan e Chi Kung (World Tai Chi & Qigong Day – WTCQ), é um evento realizado anualmente no último sábado do mês de Abril para promover as práticas de Tai Chi Chuan e de Chi Kung em 60 países desde 1999. A missão deste esforço multinacional é divulgar publicamente o crescente conjunto de pesquisas na área médica relacionadas às práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa e dar referências que facilitem aos interessados encontrar instrutores de Tai Chi Chuan e de Chi Kung nos locais onde vivem.

O ICES – Instituto Cultural EMEI SHAN, comemora a data pela segunda vez na cidade de Maricá, RJ, com apresentações de Tai Chi Chuan, Kung Fu, Dança do Leão e Dança do Dragão.


 O Leão do ICES e as crianças

A Dança do Leão do ICES – RJ esteve no dia 10 de outubro passado, na festa da Escola Municipal do Retiro de Maricá, em comemoração ao Dia das Crianças. Além das brincadeira, pula-pula, doces e refrigerantes, o Leão do ICES – RJ realizou uma dança e distribuiu lembranças para toda criançada. Foi sem dúvida uma experiência muito gratificante e inesquecível para todos nós!

Queremos agradecer a Coordenadora Pedagógica Helen Galvão, que desde o começo adorou a ideia de levar até as crianças do Retiro um pedacinho da Cultura Chinesa, e a Diretora da Escola, senhora Adriana Ribeiro, que acolheu a ideia e nos recebeu com muito carinho.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

NEWTOKIO 2014 

O Instituto Cultural Emei Shan participou ontem (19/10) do evento Newtokio 2014, à convite da organizadora de eventos, senhora Elaine Kellen. Depois de belíssimas apresentações da Dança do Leão e do Kung Fu do ICES o grupo todo pode descontrair e apreciar a criatividade dos jovens que competiram em Cosplay, bem como todas as outras ótimas atrações presentes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

[gallery type=”slideshow” ids=”1478,1479,1480,1481,1482,1483,1484,1485,1486,1487,1488,1489,1490,1491,1492,1493,1494,1495,14